38º Congresso Brasileiro de Urologia

Presidente da SBU


Meus Caros,

A SBU constitui, na atualidade, uma das mais importantes associações da especialidade no contexto mundial. Tem cerca de 5.000 associados, distribuídos nas 24 seccionais que representam as regiões desse imenso país heterogêneo quanto as condições socioeconômicas e culturais.

Ocupa de forma indiscutível a liderança latino-americana e organiza o terceiro congresso de urologia mais importante no cenário internacional, liderado pela AUA e secundado pelo “Consórcio” de vários países europeus (EAU).

Se compararmos apenas com países, ocupa a segunda posição! Isso constitui motivo de orgulho para nós e representa responsabilidade considerável manter a todo custo essa tradição. Nosso próximo congresso em 28 – 31 de agosto de 2021 tem tudo para ter enorme sucesso.

Justificamos essa afirmativa pela cidade escolhida, pelo esmerado programa científico, pelos convidados e pelo potencial inquestionável dos patrocinadores. Brasília é uma cidade excepcional, situada no centro do país, com ótimos recursos de transporte para todas as capitais do país e do exterior.

As atrações turísticas e culturais, a hotelaria e a culinária são excelentes. O Centro de Convenções é cinematográfico e será adaptado, rigorosamente, às necessidades dos congressistas e patrocinadores.

O programa científico, já em pleno andamento, vai cobrir toda a moderna urologia e especialidades afins sob o ponto de vista técnico e científico.

Teremos sessões plenárias, seminários para temas relevantes, cursos paralelos, incluindo Hands On.

Nossos convidados estrangeiros têm renome internacional e muitos brasileiros que na atualidade são figuras obrigatórias nos maiores eventos mundiais.

Vamos implementar os eventos sociais, promover a aproximação e união dos congressistas do Brasil e visitantes. A experiência da SBU na organização de eventos é considerável e já temos, trabalhando ao nosso lado, a experiente organizadora RV Mais de São Paulo. Destacamos apenas os três primeiros meses do programa SBU em Casa, durante a pandemia, com os webinares. Foram 32 sessões (duas por semana) com presença média de 500 acessos, ou seja, atingimos, no período, uma audiência de 15 mil participantes.

Outros programas, pertencentes ao SBU em Casa, tiveram, também, resultados surpreendentes como o PEDAU (Acadêmicos), o Target (residentes), o TAP (Treinamento de Alta Performance) para colegas com cargo de gestão na SBU.

Nossos meios de comunicação estão muito ativos onde incluímos nosso portal, o BODAU (Boletim da Urologia), a Rádio SBU (Podcasts) e o International Journal of Urology, nossa revista indexada e de alto prestígio internacional.

Por todos esses argumentos desejamos e estamos empenhados em organizar o Congresso em Brasília mantendo nossa tradição de ser o terceiro mais importante do cenário mundial e, na data de hoje,  fazendo o lançamento oficial.

 

Contamos com vocês.

 

Prof. Antonio Carlos Lima Pompeo
Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (2020-21)

Prof. Livre Docente-USP-Fac. Med.S.Paulo

Prof. Titular de Urologia da Fac. Med.do ABC

Titular da Academia de Medicina de S.Paulo