Dados do Trabalho
Título
INFLUENCIA DA IDADE PATERNA EM CICLOS DE ICSI EM CASAIS COM MULHERES COM MENOS DE 35 ANOS, ANALISE DE 1188 CICLOS.
Resumo
Introdução: Na população feminina, a idade avançada representa um fator reconhecidamente negativo na aquisição da gestação, no entanto, para os homens o relógio biológico parece não ser tão severo. Os estudos que abordam a idade masculina são mais escassos, discordantes e heterogêneos entre si em relação aos trabalhos que avaliaram a idade feminina.
Objetivos: Avaliar o impacto da idade masculina nos resultados dos ciclos de ICSI com ejaculado.
Métodos: Esse estudo avaliou de forma retrospectiva em centro único (Instituto Ideia Fértil - Santo André-SP) 1188 casais entre 2016 e 2019 submetidos a pelo menos um ciclo de ICSI com sêmen ejaculado. Para melhor análise da idade masculina foram adotados os seguintes critérios de inclusão: mulheres de idade menor ou igual a 35 anos e boa reserva ovariana sem fator uterino, homens de concentração espermática maior do que 1 milhão de espermatozoides/ml e demais parâmetros dentro da normalidade segundo os critérios da OMS de 2010. Foram excluídos os casos com alterações cromossômicas, ovodoação de gametas, hiperestímulo e resposta ovariana com menos de 5 oócitos em metáfase II. O controle de estímulo ovariano foi realizado com antagonista de GnRH e gonadotrofinas urinárias e ultrassonografias seriadas.
Para análise estatística dos resultados os casais foram divididos em grupos cuja idade masculina variou a cada 5 anos (< 35 anos; 36-40 anos; 41-45 anos; 46-50 anos; > 51 anos).
Resultados: Ao analisar toda a amostra, obtivemos as seguintes médias: número de embriões clivados 6,54; gestação bioquímica 61,62%; nascidos vivos 54,29%. Em relação aos objetivos primários, não houve diferença estatística entre os grupos ao avaliarmos o número de embriões clivados (p 0,48-0,96), gestação bioquímica (p 0,49-0,81) e nascimentos vivos (p 0,41-0,90) e a termo (p 0,28-0,91). A análise seminal evidenciou com relevância estatística queda do volume ejaculado de 3,42 ml para 2,40 ml e piora da motilidade com rapidamente progressivos de 52,41% para 39,88% e imóveis de 43,47% para 55,23% com aumento da idade masculina (valores referentes aos grupos < 35 anos e > 51 anos).
Conclusões: Em casais em que a parceira for jovem e com boa resposta ovariana, o sucesso da gestação, utilizando técnicas de reprodução assistida, entre pais de idade avançada é comparável aos de idade mais jovem. Nesse estudo, a idade masculina não foi determinante no sucesso do tratamento de reprodução assistida.
Palavras Chave ( separado por ; )
idade; ICSI; gestação
Área
Infertilidade
Instituições
Centro Universitário de Saúde do ABC - São Paulo - Brasil
Autores
LEONARDO MONTEIRO, MARCELLO MACHADO GAVA, MILTON GHIRELLI FILHO, IVAN HENRIQUE YOSHIDA, FELIPE PLACCO ARAUJO GLINA, PAULO ROBERTO DOS ANJOS CABRAL, RAFAELLA CASADEI MEDUGNO, ROBERTO VAZ JULIANO, CAIO PARENTE BARBOSA, SIDNEY GLINA