Dados do Trabalho
Título
USO DE ESPERMATOZOIDES EPIDIDIMARIOS EM CICLOS DE FERTILIZAÇAO IN VITRO AVALIADOS PELO SISTEMA DE CULTIVO TIMELAPSE: EMBRIOES MAIS LENTOS E COM MAIORES TAXAS DE MULTINUCLEAÇAO E PADROES ANORMAIS DE DIVISAO CELULAR
Resumo
Introdução: A injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI) com espermatozoides recuperados cirurgicamente do epidídimo (PESA) alterou dramaticamente o prognóstico de gravidez em casais vasectomizados. A integração da microscopia de timelapse (TL) no laboratório de fertilização in vitro permite uma análise aprofundada do desenvolvimento embrionário, já que os embriões são fotografados a cada dez minutos, durante todo o seu desenvolvimento, até o quinto dia. Entretanto, o impacto do uso de espermatozoides provenientes de PESA na morfocinética embrionária (os momentos em que um embrião atinge um marco de desenvolvimento) foi pouco estudado.
Objetivos: O objetivo deste estudo foi determinar se a origem do espermatozoide impacta a morfocinética embrionária.
Métodos: Foram incluídas mulheres submetidas à ICSI com espermatozoides capturados por PESA entre janeiro de 2019 e dezembro de 2020 (grupo PESA, n= 32 ciclos e 276 embriões). Foi feito um matching para a formação de dois grupos de mulheres submetidas à ICSI durante este mesmo intervalo usando espermatozoides ejaculados provenientes de parceiros com fator masculino idiopático de infertilidade (grupo FMI, n= 32 ciclos e 284 embriões) ou sem fator masculino de infertilidade (grupo controle, n=32 ciclos e 246 embriões). O matching foi feito usando o grupo PESA como referência, levando em consideração as idades maternas e paternas (± 1 ano), número de óvulos obtidos (± 2 óvulos) e protocolo de estímulo ovariano controlado. Modelos lineares generalizados seguidos pelo post hoc de Bonferroni para comparação de médias, ajustados para variáveis de confusão, foram utilizados para comparar os dados morfocinéticos entre os grupos.
Resultados: O uso de espermatozoides provenientes de PESA impactou significantemente os tempos de aparecimento de pronúcleos (tPNa), para 2 (t2), 3 (t3), 5 (t5), 7(t7) e 8 (t8) células, tempo de formação de mórula (tM), tempo para completar a divisão síncrona s1 e o terceiro ciclo celular (cc3), e as incidências de multinucleação e padrões anormais de clivagem (direta ou reversa), quando comparado com o uso de espermatozoides ejaculados provenientes de parceiros sem fator masculino de infertilidade.
Conclusões: O uso de espermatozoides provenientes de PESA está correlacionado com clivagens celulares tardias e maiores taxas de multinucleação e padrões anormais de clivagem, quando comparado ao uso de espermatozoides ejaculados provenientes de parceiros sem fator de infertilidade.
Palavras Chave ( separado por ; )
Fator masculino de infertilidade; ICSI; timelapse.
Área
Infertilidade
Instituições
Associação Instituto Sapientiae - São Paulo - Brasil, Fertility Medical Group - São Paulo - Brasil
Autores
EDSON BORGES JR., AMANDA SOUZA SETTI, DANIELA PAES ALMEIDA FERREIRA BRAGA, RODRIGO ROSA PROVENZA, PATRICIA GUILHERME, ASSUMPTO IACONELLI JR.