Dados do Trabalho
Título
Concordância entre uroculturas como preditor de sepse na Nefrolitotripsia Percutânea – uma coorte prospectiva observacional
Resumo
Introdução: As complicações infecciosas representam um desafio no manejo perioperatório da nefrolitotripsia percutânea (NLP) e a busca por fatores preditivos para sepse tem sido objeto de diversos estudos. O desenvolvimento de novas definições de sepse e de novos escores de estratificação de risco têm modificado dados e conceitos previamente estabelecidos na literatura. O objetivo deste estudo é avaliar se a correspondência entre as uroculturas (URC) pré e intraoperatória de pacientes submetidos a NLP pode prever o risco de urosepse pós operatória.
Materiais e Métodos: Realizou-se uma análise retrospectiva do banco de dados de todos os pacientes submetidos a NLP entre o período de 2015 a 2019 pela Divisão de Endourologia da UNIFESP. Resultados das uroculturas pré e intraoperatórias foram documentados e analisados quanto à sua correspondência. Analisou-se, também, eventuais complicações infecciosas pós-operatórias nestes pacientes por meio dos critérios de SIRS e do qSOFA score.
Resultados: 250 pacientes eram elegíveis ao estudo, dos quais 131 possuíam os resultados das 3 amostras de URC para a análise proposta (pré, intraoperatórias). Destes, 90 pacientes (69%) apresentaram correspondência entre as culturas e 41 foram não correspondentes. O tempo de internação foi maior no grupo não correspondente (93,7h vs 134,5h, p<0.001), que também apresentou maior taxa de URC positiva no seguimento ambulatorial (21,8% vs 6,6%, p=0.011). Não houve diferença na incidência de SIRS em ambos os grupos (19,5% no grupo não correspondente e 26,7% no grupo correspondente, p=0.377). De acordo com os atuais critérios (qSOFA seguido de SOFA), nenhum paciente teve sepse.
Conclusão: Neste estudo, não foi observada relação entre concordância de uroculturas pré e intraoperatórias com ocorrência de SIRS ou sepse pós-operatória em pacientes submetidos a NLP. No entanto, naqueles pacientes com uroculturas discordantes foi observado um maior tempo de internação hospitalar e uma maior taxa de urocultura positiva durante o seguimento pós-operatório.
Palavras Chave ( separado por ; )
Nefrolitotripsia Percutânea; cálculo renal; sepse; urocultura; qSOFA; infecção urinária
Área
Litíase / Endourologia
Instituições
Unifesp - São Paulo - Brasil
Autores
ANDRÉ BARCELOS SILVA, RAPHAEL CARRERA, RAFAEL ASTOLFI, GUSTAVO FRESCHI, NELSON GATTAS, ALEX MELLER