Dados do Trabalho
Título
BRICKER ROBOTICO
Resumo
Introdução: Após a cistectomia é mandatório realizar uma derivação urinária, este procedimento pode ser por via aberta ou robótica. O programa de cirurgia robótica do HUPE/UERJ iniciou em Fevereiro de 2019 e o Programa de Cistectomia Robótica em Setembro de 2019. Optamos por realizar todas as derivações intracorpóreas, mesmo nos casos iniciais. Nesse vídeo apresentamos a confecção de uma derivação intracorpórea por conduto Ileal a Bricker. Pacientes e métodos: No período de 05/09/2019 a 30/05/2021 foram realizadas trinta e seis cistectomias radicais, sendo 27 abertas e 9 robóticas, Resultados: A média de idade dos pacientes foi de 65,8 anos (61 a 72) e apenas uma mulher de 70 anos, sete pacientes (78%) tinham tumor avançado pT3 e 4. As cirurgias robóticas tiveram tempo médio de 368 minutos (240 a 465), a cirurgia deste vídeo, cistectomia com derivação a Bricker, durou 450 minutos. O tempo médio de internação foi de 16,7 dias (4 a 43) e as complicações ocorreram em 4 pacientes 44,5%, sendo duas Clavien Dindo 2 e duas 3. Não ocorreu óbitos. Discussão: Este vídeo mostra a técnica de derivação urinária a Bricker realizada intracorpórea por robótica. A reconstrução intracorpórea é a parte tecnicamente mais desafiadora da operação e pode representar uma barreira para a adoção desta técnica. O nosso programa foi desenhado para iniciar já com a confecção da derivação totalmente robótica, intracorpórea sendo a preferência de conduto Ileal na mulher e Neobexiga Ileal em homem. Esta paciente evoluiu bem apenas com complicação Clavien Dindo 2, pielonefrite no pós operatório.
Conclusão: A derivação urinária robótica intracorpórea a Bricker é um desafio pela complexidade técnica, entretanto é factível e no nosso programa não acrescentou morbidade ou mais tempo operatório.
Palavras Chave ( separado por ; )
câncer de bexiga; derivação urinária; cirurgia robótica; Bricker
Área
Uro-oncologia
Instituições
HUPE UERJ - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
FABRICIO BORGES CARRERETTE, CELSO COSTA LARA, RUI TEOFILO FIGUEIREDO FILHO, SERGIO LUIZ LOGAR, DANIELA BOUZAS, PAULO ROBERTO DE CARVALHO, VITOR DUBEUX, RONALDO DAMIÃO