Dados do Trabalho


Título

CURVA DE APRENDIZADO DA PROSTATECTOMIA ROBOTICA EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO PUBLICO

Resumo

Introdução: A indicação da Prostatectomia Radical Robótica Assistida (PRRA) tem aumentado muito por ser um procedimento minimamente invasivo com melhores resultados funcionais, esse procedimento vem tornando cada vez mais frequênte nos centros de referência. Muitos artigos tentam demonstrar a curva de aprendizado necessária para a estabilização dos resultados, a maioria superando a centena de procedimentos. Nosso objetivo foi avaliar a curva de aprendizado da PRRA para o tratamento do câncer de próstata (CP), de acordo com variáveis intra operatórias como tempo de acoplamento do robô, tempo cirúrgico e sangramento com necessidade de transfusão.
Pacientes e método: No período de março de 2019 a junho de 2021 analisamos cento e cinco pacientes com neoplasia de próstata localizada submetidos à PRRA por doze cirurgiões diferentes. Os casos foram divididos em dois grupos de acordo com o número de cirurgias realizadas: grupo 1 mais de 10 (10 a 22) e grupo 2 menos de 10 procedimentos (3 a 9). Foi avaliado o tempo do acoplamento do robô, o tempo de cirurgia e sangramento com necessidade de transfusão sanguínea.
Resultados: Oito cirurgiões fizeram menos de 10 procedimentos, média de 6,5 e quatro cirurgiões fizeram mais de 10 cirurgias, média de 13,25 procedimentos. O tempo de acoplamento do robô foi igual nos dois grupos, 8 e 8,45 minutos, respectivamente. O tempo cirúrgico foi menor no grupo dos cirurgiões que fizeram menos de 10 procedimentos, 190 versus 216 minutos, porém sem diferença estatisticamente significante (p=0,079). Nenhum paciente dos dois grupos tiveram sangramento significante.
Conclusões: A curva de aprendizado da PRRA é variável de acordo com o parâmetro a ser avaliado e à medida que se aumenta a experiência do cirurgião, melhores resultados são obtidos, entretanto essa diferença começa a surgir com número maior de procedimentos. No nosso caso como o cirurgião que realizou o maior número de procedimentos foi 22, número ainda pequeno devido a complexidade do procedimento, não foi observado diferença significante entre os grupos.

Palavras Chave ( separado por ; )

CIRURGIA ROBÓTICA; PROSTATECTOMIA RADICAL; CÂNCER DE PRÓSTATA; APRENDIZADO

Área

Uro-oncologia

Instituições

HUPE UERJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

GISELE CABRAL BENJAMIM, ROGÉRIO MARQUES DE SOUZA, FABRICIO BORGES CARRERETTE, VITÓRIA NASCIMENTO RAMOS, LETÍCIA COSTA MATOS, DANIELA SOARES MELO, JENNIFER TAVARES MESQUITA, CELSO COSTA LARA, RUI THEOFILO FIGUEIREDO FILHO, RONALDO DAMIÃO