Dados do Trabalho


Título

O DIARIO MICCIONAL DE APENAS UM DIA E SUFICIENTE?

Resumo

INTRODUÇÃO: O diário miccional (DM) é uma ferramenta importante na avaliação de crianças com bexiga hiperativa (BH) e enurese monossintomática primária (ENM). Referências importantes como frequência de micção, volume máximo de micção (VMax), volume médio de micção (VMed) e volume noturno (VN) podem ser extraídas de DM e são valiosas no diagnóstico e monitoramento desses distúrbios. Nossa hipótese é que um dia a DM é suficiente para orientar o tratamento e avaliar a correlação entre a VMax e a capacidade vesical esperada (CVE) dessas crianças.
MÉTODOS: Crianças de 5 a 14 anos com BH e ENM foram orientadas a cumprir uma DM de três dias como parte de sua avaliação. Os dados obtidos da DM foram avaliados para o primeiro dia (1dDM), os primeiros dois dias (2dDM) e todos os 3 dias (3dDM) e comparados de acordo com VMax, VMed, frequência e VN (peso da fralda + mais a primeira urina da manhã) e CVE.
RESULTADOS: Noventa e oito crianças foram incluídas (59 ENM / 39 BH). Frequência, VMed e VN foram semelhantes, independentemente de quantos dias de DM foram registrados. Apenas o VMax foi superior em 32 ml em 3dDM em comparação com 1dDM. Quanto à correlação do VMax com a capacidade vesical esperada (CVE), observou-se que em 83% das crianças o Vmax foi menor que o CVE. O VMax corresponde a 67% do CVE em crianças com ENM e 69% em crianças com BH. Um 1dDM tem uma sensibilidade de 93,88% e uma razão de verossimilhança positiva de 2,2.
CONCLUSÕES: Embora a VMax tenha sido menor em pequeno volume em 1dDM, acreditamos que para famílias não aderentes a DM de 1 dia apresenta alta sensibilidade e é suficiente para avaliar essas crianças. A capacidade vesical dessa população, avaliada pelo VMax, é de 67% e 69% daquela obtida pela fórmula CVE proposta pelo ICCS para crianças ENM e BH, respectivamente.

Palavras Chave ( separado por ; )

Incontinência urinária, Diário Miccional, Enurese, Bexiga Hiperativa, Criança

Área

Urologia Pediátrica

Instituições

Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) - Bahia - Brasil, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Minas Gerais - Brasil

Autores

HANNY H M FRANCK, NAYARA C FARAH, MARIANTÔNIA O LOPES, LILIANA F OLIVEIRA, LIDYANNE I SILVA, ANDRE A FIGUEIREDO, JOSE BESSA JR., JOSE MURILLO B NETTO