Dados do Trabalho


Título

ELETRONEUROESTIMULAÇAO TRANSCUTANEA PARASACRAL UMA VEZ POR SEMANA NO TRATAMENTO DA BEXIGA HIPERATIVA EM CRIANÇAS.

Resumo

INTRODUÇÃO: A bexiga hiperativa (BH) é o distúrbio miccional mais prevalente na infância. A Eletroneuroestimulação Transcutânea Parasacral (PTENS) foi introduzida como um tratamento alternativo seguro e bem tolerado para a BH; no entanto, requer várias sessões semanais, o que dificulta a adesão ao tratamento. Este estudo de não inferioridade tem como objetivo avaliar a eficácia do PTENS uma vez por semana em comparação a três sessões por semana, no tratamento da OAB em crianças.
MÉTODOS: Neste ensaio clínico randomizado controlado foram incluidas 20 crianças, divididas em dois grupos: G1 (uroterapia e PTENS uma vez por semana) e G2 (uroterapia e PTENS três vezes por semana). Em ambos os grupos, foram realizadas 20 sessões de vinte minutos, com frequência de 10Hz e largura de pulso de 700ms. As crianças foram avaliadas e reavaliadas ao final do tratamento.
RESULTADOS: A média de idade foi de 7,3 ± 1,6 anos, sendo 13 meninas e 7 meninos. Todas as crianças apresentaram urgência e todas as crianças do G2, exceto duas, apresentaram incontinência antes do tratamento. Antes do tratamento, a frequência média de micção foi de 9,2 ± 4,7 e 7,4 ± 3,7 vezes ao dia para G1 e G2, respectivamente, e o volume miccional máximo (VMax) foi de 130,0 ± 59,4 e 215,5 ± 67,7 ml para G1 e G2, respectivamente. Após o tratamento, apenas 3 crianças do G1 e 6 do G2 persistiram incontinência (p=0,36), 4 crianças do G1 e 5 do G2 persistiram urgência (p=0,99). As frequências miccionais médias foram 7,4 ± 2,8 e 5,7 ± 1,4 vezes ao dia (p=0,08) para G1 e G2, respectivamente, e VMax foram 181,0 ± 44,3 e 210,5 ± 49,7 ml (p=0,18) para G1 e G2, respectivamente.
CONCLUSÃO: Demnostramos anteriormente que PTENS uma vez por semana é eficaz. Embora um pequeno número de pacientes tenha sido incluído nesta avaliação preliminar, demonstramos que o PTENS uma vez por semana não é inferior a três sessões semanais no tratamento de BH em crianças.

Palavras Chave ( separado por ; )

Bexiga Hiperativa, Incontinência Urinária, Eletroneuroestimulação, Criança

Área

Urologia Pediátrica

Instituições

Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) - Bahia - Brasil, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Minas Gerais - Brasil

Autores

LIDYANNE I SILVA, LILIANA F OLIVEIRA, HANNY H M FRANCK, GUSTAVO B CAMILO, ANDRE A FIGUEIREDO, JOSE BESSA JR, JOSE MURILLO B NETTO