Dados do Trabalho


Título

PACIENTES COM INDICE DE MASSA CORPOREA BAIXO TEM MAIS COMPLICAÇOES NA NEFROLITOTRIPSIA PERCUTANEA?

Resumo

Existem estudos avaliando o papel do índice de massa corpórea (IMC) elevado nos resultados da Nefrolitotripsia Percutânea (NLP), no entanto, não há estudos na literatura que avaliem o impacto do baixo IMC na taxa de complicações. Realizamos o presente estudo para investigar o impacto do IMC baixo (IMC < 20 kg/m2) na taxa de complicações e nos parâmetros perioperatórios dos pacientes submetidos à NLP.
Realizamos um estudo retrospectivo, pareado, baseado em um banco de dados prospectivo de pacientes submetidos à NLP, num período de 8 anos. Os pacientes foram divididos em dois grupos conforme o IMC: grupo 1, com IMC<20 kg/m2 (G<20) e o grupo 2, com pacientes com IMC≥20 kg/m2 (G>20). Os pacientes foram pareados na proporção 3:1 de acordo com a complexidade do cálculo, avaliada pelo Guy’s Stone Score (GSS). As variáveis categóricas foram comparadas com o teste do qui-quadrado e o teste exato de Fisher, enquanto as variáveis contínuas foram comparadas com o teste t de Student. O nível de significância utilizado foi de 0,05.
Foram avaliados 204 pacientes, 51 com IMC<20 e 153 com IMC≥20. O IMC mediano foi de 24,94 kg/m2 (variação entre 16 e 47) e a idade mediana de 49 anos (variação entre 15 e 82). Do total, 13,5% dos pacientes tiveram alguma complicação. Entre as complicações, 42,9% foram classificadas como Clavien ≥ 3. Não houve diferenças significativas entre os dois grupos de acordo com a idade, gênero e classificação de ASA. Cálculos complexos (GSS 3 ou 4) foram observados em mais da metade dos casos nos dois grupos. Na avaliação das taxas de complicações pós-operatórias, não foi encontrado diferença significativa entre os grupos, sendo de 17,6% no G<20 e de 14,9% no G>=20 (p 0.347). Em relação às variáveis operatórias, não houve diferenças significativas quanto a taxa de sucesso, número de punções, punção do polo superior e tempo de cirurgia.
No presente estudo, o IMC < 20 kg/m2 não se mostrou associado à maiores taxas de complicações em relação aos pacientes com IMC ≥ 20 kg/m2, demonstrando a segurança da NLP no tratamento desse grupo.

Palavras Chave ( separado por ; )

nefrolitíase; nefrolitotripsia percutânea; índice de massa corporal.

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

HOSPITAL DE TRANSPLANTES EURYCLIDES DE JESUS ZERBINI ( HOSPITAL BRIGADEIRO) - São Paulo - Brasil

Autores

PRISCILA KURIKI VIEIRA MOTA, DANIEL BELTRAME FERREIRA, RAFAEL FELISBERTO DIAS FLORENCIO, DAVID JACQUES COHEN, RODRIGO PERRELLA, CARLOS ALFREDO BATAGELLO, CLAUDIO BOVOLENTA MURTA, JOAQUIM FRANCISCO DE ALMEIDA CLARO, FABIO DE CARVALHO VICENTINI