Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO FOCAL DO CANCER DE PROSTATA COM ULTRASSOM FOCALIZADO DE ALTA INTENSIDADE (HIGH-INTENSITY FOCUSED ULTRASOUND - HIFU): RESULTADOS ONCOLOGICOS E FUNCIONAIS DE SERIE RETROSPECTIVA E UNICENTRICA

Resumo

O câncer de próstata localizado (CaPL) é uma doença heterogênea, podendo ser tratado de diferentes formas a depender das características do paciente e da estratificação de risco da doença. Os tratamentos de primeira linha são: prostatectomia radical, radioterapia e vigilância ativa.
A terapia focal do câncer de próstata com o ultrassom focalizado de alta intensidade (HIFU) tem se apresentado como uma alternativa para casos selecionados, com o objetivo de reduzir o impacto funcional do tratamento, não comprometendo o resultado oncológico. O objetivo do estudo é avaliar a nossa experiência inicial analisando os resultados funcionais e oncológicos do tratamento com HIFU, bem como a taxa de complicações.
Dados coletados prospectivamente de uma coorte retrospectiva de pacientes com CaPL submetidos a HIFU (hemiablação) no período de outubro/2018 a junho/2020. A avaliação funcional foi realizada através do questionário EPIC-CP. O desfecho oncológico foi analisado através de biopsia de controle realizada entre 6 e 12 meses após o tratamento. As complicações foram classificadas na escala de Clavien-Dindo (CD).
No período, 68 pacientes foram tratados. O seguimento médio foi de 18 meses, a média de volume de próstata 52cm3, sendo 34(50%) pacientes com ISUP 2 e 27(39%) com ISUP 3 na biópsia pré-tratamento. Pacientes continentes pré-tratamento contabilizavam 65(97%) e 61(89%) eram potentes.
Após um ano do tratamento, dos 65 pacientes avaliados, todos relatavam estar continentes e 55(100%) referiam estar potentes, com ou sem uso de medicação. Biópsias positivas após o tratamento foram evidenciadas em 8/44(18%) pacientes avaliados, sendo todas elas nas áreas não tratadas. Dentre os 8 pacientes, 3 apresentavam ISUP 1 na biópsia controle, sendo manejados com vigilância ativa e 5 apresentaram ISUP 2. Desses últimos, 2 realizaram novo tratamento com HIFU e 3 foram submetidos a prostatectomia radical (achados nas peças cirúrgicas: 1 com ISUP 1, 1 com pT0 e 1 com ISUP 2). A taxa de complicações foi de 10/68(14%), sendo 8 CD 2 (disúria tratada com analgésicos e retenção urinária tratada com sondagem vesical) e 2 CD 3 (retenção urinária com necessidade de ressecção transuretral).
O tratamento com HIFU de CaPL demonstrou ser seguro e capaz de manter a continência e potência sexual em todos os pacientes estudados, com eficácia oncológica satisfatória. Estudos prospectivos e randomizados devem ser realizados para comparar o HIFU com os tratamentos considerados de primeira linha.

Palavras Chave ( separado por ; )

terapia focal; câncer de próstata; HIFU; hemiablação.

Área

Uro-oncologia

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

ALEXANDRE DIB PARTEZANI, GUILHERME CAYRES MARIOTTI, RODRIGO GOBBO, RONALDO HUEB BARONI, OLIVER ROJAS CLAROS, GUSTAVO CASERTA LEMOS, ARIE CARNEIRO