Dados do Trabalho


Título

EXTRUSAO DE ESFINCTER URINARIO ARTIFICIAL: TRUQUE FACILITADOR PARA O REIMPLANTE DE NOVO ESFINCTER

Resumo

INTRODUÇÃO: O implante de esfíncter urinário artificial (EUA) é um dos principais tratamentos para incontinência urinária masculina. O procedimento não é isento de complicações e a extrusão do cuff (EC) do esfíncter pode ocorrer em até mais de 5% dos casos. A EC geralmente demanda a retirada imediata do EUA. O reimplante do esfíncter artificial é um procedimento desafiador e que possui um risco alto de nova extrusão.
OBJETIVO: descrever a utilização de uma cinta espaçadora da uretra que facilita o reimplante futuro do novo EUA.
METODOLOGIA: Nesta técnica, é realizada a retirada do EUA e correção do defeito uretral com uretroplastia término-terminal. É realizada a dissecção uretral distal ao sítio de extrusão e a colocação de uma cinta de silicone ao redor da uretra para o implante futuro do novo cuff. A cinta é manufaturada com um segmento de aproximadamente 5 cm de um cateter de Foley de silicone de 14 Fr seccionada ao meio e reparada nas duas laterais.
RESULTADOS: Essa técnica foi realizada com sucesso em 6 pacientes, em que observamos que a dissecção uretral foi facilitada pela cinta deixada na retirada do EUA. Não ocorreu recidiva das extrusões nos casos analisados.
CONCLUSÃO: A utilização da cinta de silicone facilita o implante do novo EUA, reduzindo o risco de complicações associada à dissecção uretral.

Palavras Chave ( separado por ; )

incontinência urinária; esfíncter urinário artificial; extrusão do cuff uretral

Área

Trauma / Uretra / Urologia Reconstrutora

Instituições

Hospital Federal dos Servidores do Estado - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

PEDRO IVO COSENZA ANDRADE, ARTHUR PINHEIRO DE CASTRO LEITÃO, CARLOS MANOEL PEDRA PETTO GOMES, LEONARDO DINIS ALBUQUERQUE, PAULO HENRIQUE NAHAR BARBOSA, BRUNO ANDRADE SALOMÃO, HEITOR SOARES MORAIS, CARLOS ALBERTO DE LIMA JUNIOR, LEONARDO ALBUQUERQUE DOS SANTOS ABREU, VALTER JOSÉ FERNANDES MULLER