Dados do Trabalho


Título

DIAMETRO RETAL COMO PREDITOR DE RESPOSTA AO TRATAMENTO COM ELETROESTIMULAÇAO PARASSACRAL TRANSCUTANEA (TENS) EM CRIANÇAS COM DISFUNÇAO VESICO-INTESTINAL (DVI)

Resumo

Introdução: A Disfunção vesicointestinal (DVI) é definida como a presença de Distúrbios do Trato Urinário Inferior (DTUI) e Constipação Funcional (CF), estando a CF presente em até 47% dos pacientes com DTUI. A Eletroestimulação Parassacral Transcutânea (TENS) é uma das formas de tratamento em crianças refratárias à Uroterapia. Estudos mostraram que crianças com diâmetro retal (DR) aumentado tinham mais CF e uma maior severidade de sintomas. Porém, a predição do DR na manutenção da CF pós-tratamento nunca foi avaliada. Objetivo: Nosso objetivo foi avaliar o DR como preditor de resposta ao tratamento com TENS em crianças com DVI. Métodos: Trata-se de uma coorte retrospectiva de pacientes com DVI submetidos à TENS com idade entre 5 e 17 anos. O diâmetro retal foi aferido via ultrassom (USG) pré e pós-tratamento. Foi coletado os dados referentes ao Dysfunctional Voiding Score System (DVSS); Roma IV e Escore de constipação (EC). Realizou-se análise descritiva padrão e a capacidade de predileção do DR foi estimada a partir da área abaixo da Curva ROC. Resultados: 40 crianças foram estudadas. A média de idade foi de 8.4±2.8 anos e 52,5% eram do sexo masculino. 15(37.5%) apresentaram DR aumentado pré-tratamento, com média de 3,84 ± 0,6 cm. 73,3% dos pacientes que mantiveram a CF após o tratamento apresentavam o DR aumentado pré-intervenção. Esses pacientes também necessitaram de mais laxantes após o tratamento e tiveram CF mais intensa. Na regressão binária, o diâmetro retal pré-tratamento foi um preditor independente para manutenção de CF pós-tratamento (OR = 9,56; IC 2,05-44,60). Na análise da curva ROC, o DR >3cm possui uma sensibilidade de 100% (95% IC 0,48- 1,0) e especificidade de 77,14% ((95% IC 0,60-0,90). A razão de verossimilhança + foi de 4,38 ((95% IC 2,40-8,0) para manutenção da DVI após o tratamento com TENS, conforme curva abaixo. Conclusão: DR aumentado é preditor de má resposta ao tratamento com TENS em crianças com DVI.

Palavras Chave ( separado por ; )

Disfunção vésicointestinal; crianças; constipação; diâmetro retal; disfunção do trato urinário inferior

Área

Urologia Pediátrica

Instituições

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil

Autores

NOEL CHARLLES RIBEIRO NUNES DOS SANTOS, GLICIA DE ABREU TOURINHO, MARIA LUIZA VEIGA , MARIA THAIS DE ANDRADE CALASANS, BRUNA VENTURINI, ELIAKIM MASSUQUETO, UBIRAJARA OLIVEIRA BARROSO