Dados do Trabalho


Título

QUAL E A PRECISAO DA CISTOSCOPIA PARA AVALIAR O CARCINOMA UROTELIAL E PRESCREVER QUIMIOTERAPIA INTRAVESICAL?

Resumo

Introdução: O câncer de bexiga é a nona neoplasia mais comum mundialmente e o tabagismo é seu principal fator de risco. O diagnóstico depende de exames urinários, exames de imagem, cistoscopia e, por fim, análise anatomopatológica. Algumas decisões, como a instilação de quimioterapia pós operatória de dose única, recomendada para carcinoma urotelial de bexiga de risco baixo ou intermediário, devem ser tomadas com base nos achados cistoscópicos antes dos resultados anatomopatológicos definitivos.

Objetivos: O objetivo do presente estudo foi avaliar a acurácia da cistoscopia realizada em centros acadêmicos na previsão de laudos anatomopatológicos, especificamente nas indicações em que a quimioterapia intravesical em dose única deve ser prescrita.

Métodos: Um estudo multi-institucional foi realizado avaliando um banco de dados coletado prospectivamente de pacientes tratados para carcinoma de bexiga urotelial de 2019 a 2021. Ao final de cada procedimento, o residente de urologia preenche um questionário prevendo o laudo anatomopatológico de acordo com os achados cistoscópicos.

Resultados: Um total de 141 pacientes foram avaliados, sendo 106 homens (75,2%) e 37 mulheres (26,2%), com média de idade de 65,9 ± 9,8 anos. O tamanho médio do tumor ressecado foi de 3,9 ± 2,6 cm. Houve uma correspondência precisa do grau do tumor entre a predição cistoscópica e o anatomopatológico em 70,9% (n = 100). O estágio do tumor foi previsto com precisão em 45,5% dos casos (n = 64). A cistoscopia atingiu 97,9% de acurácia para o diagnóstico de carcinoma in situ e 78,6% para carcinoma plano. A cistoscopia foi mais específica e acurada para predizer a ocorrência de carcinoma de baixo grau, porém mais sensível para predizer o de alto grau.

Conclusões: A partir dos resultados, nota-se que houve boa correspondência entre a predição do grau da lesão na cistoscopia e o resultado anatomopatológico. Sendo assim, podemos instituir com segurança os tratamentos com base nos achados cistoscópicos antes dos resultados patológicos definitivos quando necessário.

Palavras Chave ( separado por ; )

Câncer da Bexiga; cistoscopia; instilação vesical

Área

Uro-oncologia

Instituições

Disciplina de Urologia do Centro Universitário FMABC - São Paulo - Brasil

Autores

MURILO CRELLIS CARVALHO, FREDERICO TIMÓTEO SILVA CUNHA, ARTUR SILVA FARIAS, GABRIEL FRANCO GALINDO, PEDRO AUGUSTO SOFFNER CARDOSO, MATHEUS PASCOTTO SALLES, PEDRO FERNANDES LESSA, EDUARDO FERNANDES COSTA, SIDNEY GLINA, FERNANDO KORKES