Dados do Trabalho


Título

STENT URETERAL COM UM FORMATO DIFERENTE PODE REDUZIR A SINTOMATOLOGIA DO PACIENTE? UM ESTUDO SIMPLES-CEGO, RANDOMIZADO E CONTROLADO COMPARANDO STENTS URETERAIS DE PAREDE LISA E COM RANHURAS.

Resumo

Introdução: Os verdadeiros benefícios do implante de stent Duplo J ​​perioperatório estão sendo amplamente estudados devido aos seus efeitos colaterais conhecidos. No entanto, atualmente não existe consenso na literatura sobre o melhor tipo de stent.

Objetivo: Comparar a sintomatologia associada a dois designs de stent Duplo J: de parede lisa e ranhurada.

Metodologia: Estudo prospectivo, randomizado e simples-cego, que incluiu pacientes submetidos a colocação de stent duplo J entre Julho de 2019 e agosto de 2020.
Os pacientes foram divididos aleatoriamente em dois grupos de acordo com o Desenho do stent JJ ​​utilizado: os grupos de stent de parede lisa (controle) e stent ranhurado (intervenção). Após a cirurgia, todos os pacientes completaram o Ureteral Stent Symptom validado em português Questionário em três momentos (dias 7 e 30 pós-procedimento cirúrgico e 30 dias pós-stent remoção).

Resultados: Incluídos 42 pacientes, sem diferenças significativas em gênero, idade, índice de massa corporal mediano, lateralidade, tipo de procedimento cirúrgico (ureteroscopia flexível, semirrígida ou mista) (todos p> 0,05). Stents Duplo J de parede lisa foi associados a um maior incidência de dor no flanco (52,38% vs. 10%, p = 0,006) e dor suprapúbica (57,14% vs. 30%, p = 0,04) no dia 7 pós-procedimento. O grupo da Intervenção apresentou uma melhora na dor no flanco (p <0,001) e na dor suprapúbica (p <0,01), e no desempenho sexual (p = 0,03) na regressão linear mista.

Conclusões: O Stent Ureteral com formato de ranhurado está associado a uma menor incidência de dor no flanco e suprapúbica e teve menor impacto no desempenho sexual dos pacientes.

Palavras Chave ( separado por ; )

Stent Ureteral; Duplo J; Obstrução Ureteral; Dor; Coloca Renal

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

Centro Universitário FMABC - São Paulo - Brasil

Autores

LUIZ ALEXANDRE VILLARES DA COSTA, FELIPE PLACCO ARAUJO GLINA, BEATRIZ MARTINELLI CASULLI, LUIS RENATO RODRIGUES ARNONI, MARIO HERNIQUE ELIAS DE MATTOS, ANTONIO CORREA LOPES NETO