Dados do Trabalho
Título
GRUPOS TERAPEUTICOS DE HOMENS COM CANCER DE PENIS OU TESTICULO
Resumo
A incidência de câncer na população mundial em 2002 foi estimada em 11 milhões de casos novos, já em 2020 essa estimativa é de aproximadamente 20 milhões. O câncer é um problema de saúde pública mundial. O câncer de testículo (CT) afeta principalmente homens de idades entre 15 a 40 anos, e a incidência é de cerca de 5/100.000. Normalmente os tumores são agressivos e provocam grande impacto psicológico nos pacientes. O câncer de pênis (CP) representa 2% de todos os tipos de tumores que afetam o homem no Brasil. A maior parte da população atingida são homens na terceira idade. Normalmente o tumor é identificado em fase avançada, quando o único tratamento disponível é a penectomia total ou parcial, causando grande impacto emocional.
Este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto da psicoterapia, em grupo aberto, na Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) e Sexualidade em pacientes com CT e CP que foram diagnosticados, estejam em tratamento – cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou hormonioterapia – ou que estejam em acompanhamento após o tratamento. Os dados serão coletados por meio de entrevista inicial (Identificação, Anamnese, Anamnese de Saúde, Grau de Satisfação com Vida e Sexualidade, Avaliação Afetivo-Emocional e Dados do Tratamento), questionário SF-36 e IIEF-5 short form, em pacientes que forem diagnosticados, que passaram por tratamento – cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou hormonioterapia - ou que estejam em acompanhamento no ambulatório, e reaplicação ao final de 12 sessões de psicoterapia em grupo. A cada sessão serão respondidas 5 perguntas relativas à percepção da sessão anterior. O grupo será disponibilizado uma vez por semana por 12 semanas. As sessões terão duração de 90 minutos, conduzidas pelo mesmo psicólogo.
A pesquisa será desenvolvida considerando os princípios éticos de sigilo, privacidade, confidencialidade e não identificação dos dados dos entrevistados.
O estudo não oferecerá riscos aos sujeitos e não serão utilizadas técnicas invasivas de corpo ou sofrimento psicológico. Antes de iniciar o processo, será entregue o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), assim como o fornecimento de todos os detalhes referentes à pesquisa. Também será explicado que a participação é voluntária e que o participante poderá sair da pesquisa, em qualquer momento, sem que isso traga prejuízo para seu tratamento e acompanhamento.
Serão incluídos somente pacientes que preencham todos esses critérios, após assinatura do TCLE.
Palavras Chave ( separado por ; )
Câncer de pênis; câncer de testículo; grupos terapêuticos; masculinidade; sexualidade; qualidade de vida
Área
Uro-oncologia
Instituições
Universidade Estadual de Campinas - São Paulo - Brasil
Autores
IVAN MUMIC SILVA, FERNANDES DENARDI, UBIRAJARA FERREIRA, ANGELA MARIA ELIZABETH PICCOLOTTO NACCARATO, WAGNER EDUARDO MATHEUS