Dados do Trabalho
Título
PERFIL URODINAMICO DA MICÇAO EM PACIENTES COM PROLAPSO DE ORGAOS PELVICOS APOS A CIRURGIA: REVISAO SISTEMATICA E META-ANALISE
Resumo
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS: O prolapso de órgãos pélvicos (POP) tem seu pico de incidência em mulheres com mais de 40 anos. A cistocele nesses pacientes pode alterar o ângulo entre a uretra e o colo da bexiga, causando obstrução da saída da bexiga e alterações urodinâmicas, como um aumento da pressão do detrusor no fluxo máximo (pDetQmax), um pico de fluxo urinário mais baixo (Qmax) e aumento do volume residual pós-micção (PVR). Estudos científicos investigando as alterações urodinâmicas em mulheres submetidas a cirurgia para tratamento de POP já foram publicados. O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar as alterações da pDet Qmax, Qmax e PVR em mulheres submetidas a tratamento cirúrgico para POP, bem como sua influência na obstrução da saída da bexiga secundária ao prolapso.
MÉTODOS: Fontes de literatura publicadas até agosto de 2020 foram pesquisadas usando bancos de dados Pubmed/MEDLINE, Embase e Cochrane Library. A metodologia do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) com avaliação do risco de viés foi seguida. Foram incluídas apenas publicações prospectivas nas quais os pacientes foram submetidos à avaliação urodinâmica antes e após uma intervenção cirúrgica para tratamento de POP. O gerenciamento de referências foi feito usando EndNote online. A Revisão Sistemática foi registrada no PROSPERO sob o número CRD42020203687. A análise estatística foi realizada por meio do software IBM SPSS 23.0 e o sistema Revman 5 foi utilizado para produção de gráficos em floresta e meta-análise.
RESULTAODS: A pesquisa Pubmed/MEDLINE, Embase e Cochrane Library revelou inicialmente 961 artigos. Após a seleção, 27 estudos foram elegíveis para extração de dados, incluindo um total de 1799 pacientes. Após a extração de dados, 16 estudos continham informações completas da urodinâmnica pré e pós-cirurgia, com 1149 pacientes inscritos. A idade média foi de 66,2 +/- 4,1 anos. A pDetQmax média antes da cirurgia foi de 26,1 +/- 5,8 cmH20 e após cirurgia de 21,6 +/- 5,8 cmH2O (p=0,03). Qmax mudou de 16,7 +/-4,4mL/s antes da cirurgia para 18,5 +/- 3,0mL/s após a cirurgia (p=0,03). O PVR antes da cirurgia era de 69+/- 28mL antes da cirurgia e 36mL +/- 5mL após a cirurgia (p=0,002). A metanálise demonstrou melhora dos parâmetros de esvaziamento miccional.
CONCLUSÃO: Mulheres submetidas a correção cirúrgica de POP apresentam padrões melhores de esvaziamento vesical sugerindo que a cirurgia para correção de POP pode melhorar a eficiência vesical.
Palavras Chave ( separado por ; )
Estudo Urodinâmico, Prolapso de Órgãos Pélvicos, Cistocele, Procedimentos Cirúrgicos Urogenitais
Área
Uroneurologia / Disfunção Miccionais / Urodinâmica
Instituições
Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil
Autores
HUGO OCTAVIANO DUARTE SANTOS, DANILO BUDIB LOURENÇO, ALEXANDRE DIB PARTEZANI, SAULO BORBOREMA TELES, LUCAS SEITI TAKEMURA, GUILHERME MIRANDA ANDRADE, FELIPE ARAKAKI GUSHIKEN, BIANCA A V BIANCO, ARIE CARNEIRO, GUSTAVO CASERTA LEMOS