Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA NECESSIDADE DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇAO INDIVIDUAL ESPECIIFICOS NOS MECANISMOS DE TRAUMA TESTICULAR EM MOTOCICLITAS

Resumo

INTRODUÇÃO: O Serviço de Urgência e Emergência da Irmandade da Santa Casa de São Paulo é referência no atendimento ao paciente politraumatizado na cidade de São Paulo, Brasil, possui atendimento multidisciplinar, incluindo urologista 24 horas. O trauma testicular é infrequente (1% dos politraumas) em São Paulo e nas grandes cidades dos Estados Unidos, porém, enquanto naquele país o principal mecanismo é o trauma penetrante, 50,5% das lesões, em nossa cidade o mecanismo encontrado é o trauma contuso, devido aos acidentes motociclísticos em que a desaceleração provoca o impacto contra o tanque de combustível. Essas diferenças epidemiológicas no mecanismo de trauma podem ser justificadas por questões de deslocamento envolvendo geografia e precariedade do transporte público, bem como questões sociais e econômicas, uma vez que o emprego informal é o principal promotor do tráfego de motocicletas.
OBJETIVO: Indicar a alta frequência de trauma testicular devido ao impacto dos testículos contra o tanque de combustível da motocicleta e a falta de equipamentos de proteção individual (EPI) para os motoristas.
MÉTODOS: Foram analisados os prontuários de pacientes atendidos no serviço de urgência e emergência, submetidos à exploração escrotal na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, entre os anos de 2017 a 2020, além do número de motocicletas licenciadas da modelos mais adquiridos e número de vítimas no trânsito envolvendo motocicletas em São Paulo - SP.
RESULTADOS: Entre 2017 e 2019, foram registrados 25.313 acidentes envolvendo motocicletas com vítimas fatais e não fatais. De janeiro de 2017 a dezembro de 2020, 111.886 motocicletas foram registradas na cidade, entre as quais os principais modelos são aquelas com tanque de combustível logo na frente do assento. Nesse período, foram realizadas 42 explorações testiculares na urgência ou emergência por diversas causas (não incluindo torção testicular). O trauma contuso foi responsável por 18 (42,8%) procedimentos, sendo 10 (55%) destes relacionados ao impacto dos testículos contra o tanque de combustível. Destes, 1 (10%) foi submetido à orquiectomia total e 1 (10%) à orquiectomia parcial subcapsular. Nenhuma das vítimas relatadas fazia uso de EPI para esse tipo de trauma.
CONCLUSÃO: Fatores econômicos e sociais impactam a epidemiologia do trauma testicular, dado o principal mecanismo envolvido. E, uma das finalidades do estudo é estudar uso de EPI apropriado para os usuários de motocicleta.

Palavras Chave ( separado por ; )

Trauma Testicula; Trauma urologico em Motocicleta; Lesão Escrotal

Área

Trauma / Uretra / Urologia Reconstrutora

Instituições

Irmandade da Santa Casa de São Paulo - Santa Catarina - Brasil

Autores

GIOVANNI DEMARTINO, GUSTAVO FERRO GOMES DA SILVA, ISABELA GODOY MURBACH, MARCOS BROGLIO, LUIS GUSTAVO MORATO DE TOLEDO