Dados do Trabalho
Título
EXTRUSAO DO RESERVATORIO ABDOMINAL DA PROTESE PENIANA INFLAVEL PARA INTERIOR DA BEXIGA APOS 14 ANOS DO IMPLANTE
Resumo
Introdução: Próteses penianas infláveis são utilizadas como tratamento da disfunção erétil desde meados dos anos 1970 e são um tratamento comum para disfunção erétil em pacientes refratários a tratamento medicamentoso. Apesar de pouco comuns, podem apresentar complicações que podem surgir no momento da colocação da prótese ou em data posterior. As complicações podem estar relacionadas à infecção, falha mecânica de um ou mais componentes da prótese, incluindo cilindro, reservatório, bomba e tubulação. Falha mecânica inclui dobras, migração e dilatação aneurismática do cilindro, erosão da túnica albugínea dos corpos cavernoso pelo cilindro, desconexão da tubulação, e migração do reservatório.
Objetivo: Apresentar um caso de complicação de implante de prótese peniana inflável após 14 anos da sua colocação.
Métodos: Masculino, 74 anos, hipertenso, dislipidêmico, com quadro de disfunção erétil refratária a tratamento medicamentoso após-prostatectomia radical por adenocarcinoma de próstata. Foi submetido a implante de próteses peniana inflável de 3 volumes em 2005. Após 14 anos o paciente evoluiu com dor e edema peniano e mal funcionamento da prótese. Realizou tomografia computadorizada que evidenciou a migração do reservatório abdominal da prótese para o interior da bexiga.
Resultados: O paciente realizou cistoscopia diagnóstica que confirmou o achado topográfico com o reservatório abdominal da próstese no interior da bexiga. Foi submetido a laparotomia com exploração vesical e retirada do reservatório e da prótese inflável com todos os seus componentes. Após a retirada da prótese peniana o paciente recebeu tratamento com antibioticoterapia de amplo espectro e apresentou melhora clínica importante recebendo alta em boas condições. Atualmente aguarda recuperação clínica para ser submetido a novo implante de nova prótese peniana.
Conclusão: O cirurgião deve conhecer as complicações potenciais comuns associadas ao implante de prótese peniana inflável, e com preparação pré-operatória apropriada, seleção de pacientes e aconselhamento, as taxa de complicações são pequenas e os resultados clínicos excelentes.
Palavras Chave ( separado por ; )
Impotência sexual; prótese peniana inflável, complicações; reservatório.
Área
Disfunção Sexual
Instituições
Hospital Militar de Área de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
JOÃO PADUA MANZANO, THAINÃ DE OLIVEIRA AZAMBUJA, RAFAEL BRESLER, RAFAEL EHRENFREUND, DAVI SOUZA CONSTANTIN, RAFAEL TSUTOMU MARTINS YADOYA, HENRIQUE CUNHA VIEIRA, MARCELO RODRIGUES CABRINI, RICARDO LUIS VITA NUNES, ARCHIMEDES NARDOZZA JR