Dados do Trabalho


Título

GEL DE CELULOSE BACTERIANA COMO PROTESE PENIANA INJETAVEL: ESTUDO EM COELHOS

Resumo

INTRODUÇÃO: A disfunção erétil (DE) é definida como a incapacidade de obter e/ou manter uma ereção com rigidez peniana suficiente para uma atividade sexual satisfatória. A DE é uma patologia que apresenta inúmeras opções de tratamento aprovados. As próteses penianas são a terceira opção no tratamento da DE, no entanto, apesar da sua comprovada eficácia, a infecção, o custo elevado, a idade avançada e as comorbidades são as principais razões para limitar o uso dessa modalidade de tratamento. Assim, o desafio deste trabalho consistiu em injetar no corpo cavernoso de coelhos orquiectomizados o gel de celulose bacteriana (CB). Estudos clínicos e pré-clínicos utilizando o CB como agente de preenchimento, demonstram sua biocompatibilidade e capacidade de biointegração com desenvolvimento de neovascularização.

OBJETIVO: Avaliar a eficácia da injeção intra-cavernosa do CB no tratamento da DE em modelo experimental de coelho.

MATERIAL E MÉTODOS: Trinta coelhos adultos foram distribuídos em três grupos, com dez animais cada, sendo: CB; Veículo e o Controle. Cada grupo foi então subdividido de acordo com o tempo de avaliação de 3 meses e 6 meses. A orquiectomia bilateral foi realizada 3 semanas antes da injeção. Medidas paquimétricas das dimensões penianas, análises morfométricas histológicas do corpo cavernoso (CC), espessura da túnica albugínea, densidade celular, fibras colágenas e elásticas pós-injeção também foram realizadas, além de imuno-histoquímica para vasos neoformados.

RESULTADOS: O implante de CB, aumentou tanto o comprimento como a espessura do pênis após 3 e 6 meses da última injeção, com consequente aumento do diâmetro do CC. Em contrapartida, isso não foi observado nos grupos Controle e Veículo, confirmando a castração, com degradação deste tecido e a eficácia do CB. Esses resultados associados com a neovascularização e a ocupação pelo CB dentro dos corpos cavernosos até o período de 6 meses sugere não só uma boa integração tecidual como uma biocompatibilidade e com ausência de degradação ou perda de volume.

CONCLUSÃO: O CB apresenta-se como um agente de preenchimento seguro para DE em coelhos, funcionando como uma opção de tratamento ambulatorial bem tolerado, clinicamente durável, minimamente invasiva e de baixo custo.

Palavras Chave ( separado por ; )

Disfunção erétil; Biopolímero; Celulose bacteriana; Pênis; Prótese peniana

Área

Disfunção Sexual

Instituições

UFAL - Alagoas - Brasil, UFPE - Pernambuco - Brasil

Autores

SALVADOR VILAR CORREIA LIMA, HUMBERTO MONTORO CHAGAS, FABIO DE OLIVEIRA VILAR, MARIANA MONTENEGRO DE MELO LIRA, RAFAELA DE SIQUEIRA FERRAZ CARVALHO, FERNANDA CAMILA FERREIRA DA SILVA CALISTO, EUGENIO SOARES LUSTOSA, HERON OLIVEIRA SCHOTS