Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA VISUALIZAÇAO EM TEMPO REAL DA CISTOSCOPIA RIGIDA NA DOR E CONFORTO DOS PACIENTES

Resumo

Introdução e objetivo
Cistoscopia é um procedimento um tanto doloroso e desconfortável para os pacientes. Um conjunto de equipamentos de vídeo acoplado à ótica permite ao urologista compartilhar os achados com o paciente em tempo real, atuando como um fator de distração. Os cistoscópios rígidos são comuns devido ao custo mais baixo.
O presente estudo tem como objetivo determinar qual o impacto do uso de um aparelho de vídeo, na dor e no conforto do paciente durante a cistoscopia rígida (CR) em consultório.
Materiais e métodos
Avaliamos a dor dos pacientes submetidos à CR de março a agosto de 2019.
As indicações de cistoscopia foram vigilância para tumor de bexiga, hematúria e remoção de stent ureteral. Eles foram randomizados com base no último número do registo hospitalar em pares (grupo 1) ou ímpares (gupo 2).
Grupo 1: a cistoscopia foi realizada apenas com a ótica (urologista olhando pela ótica com uma fonte de luz).
Grupo 2: conjunto de vídeo acoplado à ótica, para que os pacientes pudessem visualizar o procedimento em tempo real.
Todos os pacientes foram submetidos a CR usando um cistoscópio rígido de 17 Fr de peça única. 15 mL de lidocaína viscosa a 2% foram aplicados na uretra pouco antes do procedimento.
Na conclusão do procedimento, os pacientes foram questionados sobre sua experiência de dor de acordo com uma escala numérica de 0 a 10 (NRS) para dor.
Resultados
63 pacientes foram elegíveis para o estudo. 28 no grupo 1, 35 no grupo 2. 30 homens. 33 mulheres.
Os pacientes do grupo 2 apresentaram menor NRS do que os pacientes do grupo 1 (1,6 versus 3,7; p=0,021).
Quando estratificamos por sexo, os homens tiveram uma pontuação mediana de dor de 4,06 para o grupo 1 versus 2,35 par ao grupo 2 (p=0,022). Além da significância estatística, esses valores apresentam significância clínica, pois os pacientes mudaram sua classificação na escala de dor de moderada para leve.
Quando excluímos os pacientes submetidos ao procedimento de retirada de stent, os homens apresentaram mediana de escore de dor de 3,9 no grupo 1 versus 2,25 no grupo 2 (p=0,046).
Conclusões
A utilização do conjunto de vídeo acoplado à ótica permitindo a visualização simultânea do procedimento pelo paciente tem impacto positivo nos níveis de dor. Esse investimento em tecnologia pode beneficiar os pacientes, tornando a cistoscopia rígida mais tolerável.

Palavras Chave ( separado por ; )

CISTOSCOPIA RIGIDA; CISTOSCOPIA E DOR

Área

Ciência Básica

Instituições

SANTA CASA DE SAO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

RAFAEL ZANOTTI RIBEIRO, MARCEL KENDI TAKADA, SERGIO PAOLILLO JUNIOR, JORGE RICARDO MARCEL KENDI TAKADA GOIS E CUNHA, GIOVANNI MARCEL KENDI TAKADA DEMARTINO, RAFAEL ERNST GRUNEWALD, PEDRO DIEB MINGIONE, LUIS GUSTAVO MORATO TOLEDO