Dados do Trabalho
Título
COMPARAÇAO DE DADOS CIRURGICOS ENTRE PROSTATECTOMIA RADICAL ABERTA E PROSTATECTOMIA RADICAL LAPAROSCOPICA
Resumo
Introdução: A prostatectomia radical é vista como um dos principais métodos para tratamento do câncer de próstata e tem sido realizada há mais de 150 anos. Nos últimos anos, o acesso laparoscópico e robô-assistidos tem recebido notoriedade, com resultados oncológicos semelhantes à técnica aberta associado aos benefícios da abordagem minimamente invasiva.
Objetivo: Comparar intercorrências e complicações peri-operatórias em pacientes submetidos à prostatectomia radical aberta com a abordagem laparoscópica.
Método: Análise retrospectiva de dados, através da revisão dos prontuários eletrônicos dos pacientes com diagnóstico de câncer de próstata localizado, no Hospital Regional do Vale do Paraíba (HRVP). Coletados dados referentes aos procedimentos realizados no entre janeiro de 2014 e dezembro de 2018, totalizando 35 pacientes submetidos à Prostatectomia Radical Laparoscópica (PRL), e 35 pacientes submetidos à Prostatectomia Radical Aberta (PRA). Analisados dados intra e perioperatórios, especificamente o tempo cirúrgico, taxa de hemotransfusão, tipo e tempo de drenagem do sítio cirúrgico, e tempo de internação. Os dados foram analisados, comparando os resultados de ambas as técnicas realizadas.
Resultados: Quando comparadas as médias dos tempos operatórios obtivemos uma taxa de variação de 26,2%. O valor de p calculado foi de 0,00002, demonstrando que o tempo operatório em PRA foi significativamente menor. Na comparação das médias de tempo para retirada do dreno, observamos taxa de variação de 37,8%. O valor de p calculado foi de 0,00004, sendo este tempo estatisticamente menor no grupo PRL. As outras variáveis avaliadas não apresentaram significância estatística entre os grupos.
Discussão: A Prostatectomia Radical (PR) é considerada método padrão-ouro para tratamento cirúrgico de câncer de próstata localizado. A despeito do número reduzido de pacientes incluídos neste estudo, os resultados chamam a atenção para as vantagens de cada um dos métodos avaliados, e como discutido, apresentamos resultados semelhantes aos encontrados na literatura. Vale ressaltar, porém, que a abordagem aberta ainda é importante no arsenal terapêutico do câncer de próstata, principalmente em centros menos desenvolvidos e economicamente mais desfavorável.
Conclusão: A principal vantagem da PRA evidenciado foi procedimento cirúrgico em um menor tempo. Já a principal vantagem da PL foi a possibilidade de retirada do dreno antes dos pacientes operados por PRA.
Palavras Chave ( separado por ; )
Prostatectomia; Cirurgia aberta; Laparoscopia.
Área
Uro-oncologia
Instituições
Hospital Regional do Vale do Paraíba - São Paulo - Brasil, Universidade de Taubaté - São Paulo - Brasil
Autores
RAFAEL SPADA REBECHI, RICARDO CARTAXO FILHO, CAMILA CARVALHO E MOTA, RENAN BATISTA CORREA BRAGA, VITOR GIBRAN NUNES, EDER ROBERTO ANTONIELLO CAPUZI, FREDERICO VILELA DE OLIVEIRA, LUIZ CARLOS MACIEL