Dados do Trabalho
Título
ASSOCIAÇAO ENTRE ABERTURA DA FASCIA ENDOPELVICA E OS RESULTADOS FUNCIONAIS POS PROSTATECTOMIA RADICAL ROBOTICA
Resumo
INTRODUÇÃO: O Câncer de Próstata (CaP) é o câncer não cutâneo mais comum. Nesse cenário, a prostatectomia radical (PTR) robótica tem se tornado tratamento padrão para o CaP. Duas possíveis complicações de alta prevalência após PTR são a incontinência urinária e a disfunção erétil, que impactam consideravelmente na qualidade de vida do paciente. Diversas modificações técnicas têm sido realizadas ao longo do tempo para diminuição desses efeitos adversos.
OBJETIVO: Comparar resultados funcionais de continência urinária e função erétil de pacientes com câncer de próstata, de riscos baixo e intermediário, submetidos a PTR robótica com ou sem abertura da fáscia endopélvica.
MÉTODO: Este estudo é transversal, observacional, em que foram analisados dados de pacientes com riscos baixo e intermediário, submetidos a prostatectomia radical assistida por robô. Foram excluídos pacientes de alto risco. As variáveis independentes incluídas na análise foram disfunção erétil, presença de ereção 30,60 e 90 dias pós PR; incontinência urinária de esforço (IUE), presença de IUE; quantidade de forros/dia. Na análise da diferença de proporções entre os grupos, foi utilizado o Teste Qui-Quadrado. O teste Mann Whitney foi usado para avaliação de variáveis contínuas. Um p< 0,05 foi considerado como estatisticamente significante.
RESULTADO: Foram incluídos 116 pacientes submetidos a prostatectomia radical robótica, com idade mediana de 64 (IIQ 58-69) e PSA mediano de 6,00 (IIQ 5-10). Um total de 43 (37,1%) pacientes foram submetidos a abertura da fáscia endopélvica e 73 (62,9%) não tiveram abertura desta fáscia. Na análise de disfunção erétil pós-operatória e presença de ereção em 30, 60 e 90 dias não houve diferença significante entre os grupos. Não foi encontrada diferença na avaliação de IUE pós-operatória; IUE 15, 30, 60 e 90 dias pós-peratórios.
CONCLUSÃO: Não houve associação entre abertura ou não da fáscia endopélvica e função erétil ou continência urinária após PTR robótica.
Palavras Chave ( separado por ; )
Prostatectomia Radical Róbotica; Fáscia Endopélvica
Área
Uro-oncologia
Instituições
ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA - Bahia - Brasil, HOSPITAL CARDIO PULMONAR - Bahia - Brasil
Autores
ANA FLÁVIA B CASTRO, IAN RODRIGUES MASCARENHAS MACEDO, MATHEUS SILVA FLORES, HUMBERTO FRANÇA FERRAZ, EDUARDO AZEVEDO SOUZA, RAFAEL R TOURINHO-BARBOSA, LUCAS TEIXEIRA BATISTA