Dados do Trabalho
Título
PITFALLS E VARIAÇOES DA NORMALIDADE NO PET-CT COM PSMA-GALIO-68 NA AVALIAÇAO DE PACIENTES COM CANCER DE PROSTATA (CAP).
Resumo
INTRODUÇÃO: PET-CT com PSMA-gálio-68 apresenta excelente desempenho na avaliação dos pacientes com CaP nos cenários de estadiamento primário com riscos alto e intermediário na recidiva bioquímica, por sua maior sensibilidade e especificidade em relação à tomografia computadorizada e à cintilografia óssea. No entanto, existem outras estruturas e / ou lesões não relacionadas ao CaP que podem apresentar aumento na expressão molecular do PSMA ou situações que favoreçam sua captação, podendo incorrer em resultados falso-positivos.
OBJETIVOS: Descrever os principais achados do PSMA relacionados a variações do normal e alterações não relacionadas ao CaP que podem ser confundidas com lesões metastáticas.
MÉTODOS: Foram revisados 226 PET-CTs PSMA-gálio-68 realizados na mesma instituição, sob o mesmo protocolo de aquisição e equipamento. Os achados foram classificados como variações do normal, processos inflamatórios, benignos e potencialmente neoplásicos relacionados a outros sítios primários. O diagnóstico diferencial foi firmado através de correlação com dados clínicos e com outros métodos de imagem, quando necessário.
RESULTADOS: Desconcentração no tecido linfoide do anel de Waldeyer (81%) e nas pregas vocais (59,3%) são achados muito comuns em função do maior aporte sanguíneo e por estarem relacionados à inflamação. Processos inflamatórios / infecciosos são frequentes, sendo observados nessa amostra: pulmonar (11%), osteoarticular degenerativo (19,47%), principalmente na coluna lombossacra, pós-cirúrgicos (4%) e na pele (0,9%). Também foram observados linfonodos reativos, os mais frequentes no hilo pulmonar (27%), a maioria bilateral, seguidos por mediastinais (11,5%), axilares (6,6%) e inguinais (4,4%), também mais comumente bilaterais. Alterações ósseas também são frequentes, como: fraturas (10,6%), a maioria no gradeado costal, alterações actínicas na bacia (1,8%), lesões benignas (5,3%), Paget (0,9%) e hemangioma (0,4%). Estruturas neurais como raízes e gânglios podem ser confundidas com pequenos linfonodos: gânglios estrelado (36%), celíaco (7,5%), sacralizar (5,3%) e para-aórtico (1,3%). Outras lesões: tumor de canal anal (0,4%), elastofibroma dorsi (0,4%) e nódulo pulmonar neoplásico (0,4%).
CONCLUSÕES: É fundamental para o imaginologista e para o médico solicitante conhecer as causas de aumento na expressão do PSMA não relacionadas ao CaP, evitando falso-positivos e superestadiamento, o que pode causar impacto na decisão terapêutica.
Palavras Chave ( separado por ; )
PET-PSMA, PITFALLS, PET-CT, CÂNCER DE PRÓSTATA, RECIDIVA BIOQUÍMICA
Área
Uro-oncologia
Instituições
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
ANNA CAROLINA BORGES DA SILVA, LUIS GUSTAVO MORATO DE TOLEDO, RONI DE CARVALHO FERNANDES, SHIRLENE TETTMANN ALARCON, FÁBIO LEWIN, RAFAEL RIBEIRO MADKE, BEATRIZ MARIA LEME CANCEGLIERO, SHLOMO LEWIN